Huawei ICT Competition Souther Africa

Cerimónia de Atribuição de Prémios

Estudante da ESCN é premiado

Estudante da ESCN é premiado no Concurso “Huawei ICT Competition Souther Africa 2019-2020”

A Escola Superior de Ciências Náuticas (ESCN) participou na Edição 2019-2020 competição “Huawei ICT Competition Souther Africa 2019-2020”. Trata-se de uma competição de habilidades e talentos na área de Tecnologias de Informação e Comunicação denominada “Huawei ICT Competition Southern Africa. Na Fase Nacional, participaram um total de 1.176 de 23 instituições de ensino superior, tendo a ESCN sido por 64 estudantes (5,4%).

Apenas superada pela UEM e pelo ISUTC, num total de 18 estudantes aprovados, a ESCN esteve representada pelos finalistas Jorge Macamo (curso de Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações) e Vírgilio Sábado Matendjua (curso de Licenciatura em Programação de Sistemas Informáticos e de Telecomunicações).

Numa cerimónia realizada a 28 de Setembro de 2020 no Hotel AFECC Gloria, a convite do MCTESTP, a Exma. Sra. Directora-Geral da ESCN, Ana Maria Alfredo presenciou a premiação do finalista Vírgilio Sábado Matendjua, 3⁰ classificado. Esta premiação conferiu também ao finalista o direito a certificação profissional de reconhecimento internacional denominada HCNA-R&S (Huawei Certified Network Associate –Routing and Switching).

Na ocasião a Directora-Geral da ESCN referiu:

“(…) por um lado, é para nós uma satisfação alcançarmos este nível numa competição nacional, em que as maiores e mais experientes universidades do país também estiveram representadas.  Por outro, o prémio conquistado é um indicador de que a nossa oferta formativa na área das TICs converge com os objectivos globais da arena tecnológica, o que mostra a sua relevância e actualidade. A certificação profissional internacional do nosso estudante constituiu o auge do resultado da participação da ESCN neste evento.

Aos estudantes que não foram premiados, a participação há-de ter sido, certamente, uma oportunidade para aperfeiçoarem e consolidarem as aprendizagens adquiridas na Escola.

À todos os estudantes que participaram e aos docentes dos cursos frequentados pelos estudantes envolvidos e que coordenaram a realização do evento na ESCN, vai o nosso sincero agradecimento por terem feito soar o nome da ESCN na ribalta da competição tecnológica Huawei ICT Competition – fase nacional.”

Parabéns aos estudantes que aceitaram o desafio de competir com os seus colegas e com estudantes de outras IES Parabéns aos estudantes que se qualificaram para a Fase Final Nacional. Parábens Vírgilio Sábado Matendjua por associar o nome da ESCN a este honroso prémio. A esperança é que dê continuidade ao brilhante trabalho realizado e que, na fase continental, fundeie a âncora da ESCN ao lado das mais cotadas instituições de ensino superior africanas.

A pesquisa e a inovação são vectores de desenvolvimento que a ESCN  almeja sedimentar no seu seio.